Você precisa ler Choice of Games
- Bernardo Slack
- 18 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Hoje vamos falar não somente sobre um jogo específico, mas sobre uma produtora que tem tudo a ver com o assunto que temos abordado nos últimos dias – Gamificação.
O processo de traduzir o raciocínio e a complexidade dos jogos para outros cenários tem sido prática cada dia mais comum para engajar o público e aumentar sua conexão com a marca através de uma maneira inteligente e divertida de reter a sua atenção.
O entretenimento, por si só, já é uma grande saída para quem quer essa aproximação, contudo, com o aumento da exigência e da velocidade por novidades ou pela sensação de fitá-las, o processo de evolução através da ação direta e a absorção por prática e não somente por recepção de conteúdo tem forçado o aumento da interatividade e a necessidade de inserção da fórmula de introdução do espectador como parte de uma história.
Filmes como Deadpool já quebram a quarta parede de Bretch e envolvem o público como parte, ainda que passiva, da história.
Mesmo que isso não seja Gamificação, já é a prova viva de que personalizar e envolver é fundamental para o sucesso do entretenimento e das relações marcas-pessoas.
Seguindo por esse raciocínio, a Choice of Games tem criado ótimos livros interativos – perdoe-me os que curtem o embate “bolacha-biscoito”. Chamo de livros porque a ação de “jogador” é menor do que a ação de leitura em cada título.

Mas, se são livros, por que você está dando como dica de jogo?
Simples! Porque gamificar é jogar em outro ambiente e isso, tanto para quem cria jogos quanto para quem os joga, é uma experiência fantástica do quão importante os jogos são para o desenvolvimento humano.
A produtora californiana, especializada em criar histórias em que há múltiplas-escolhas que levam a diversos desfechos, acredita no poder da imaginação humana para cooperar com o desenvolvimento dos seus trabalhos e isso é a grande sacada da companhia.

Seus livros-jogos também são um convite ao seu ChoiceScript – um programa simples de códigos para a produção de jogos com múltiplas decisões.
Portanto, não é apenas um texto, um livro, um jogo ou um produto. É todo um sistema amarrado, todo um conceito de alternativas e caminhos, literalmente, onde as pessoas, de diferentes perfis, podem se encontrar em algumas esquinas e seguir por onde seus pés quiserem caminhar.
Todos os projetos são em inglês e isso pode limitar um pouco o seu público, contudo, não falar inglês hoje em dia vai te limitar muito mais.
A leitura é recomendada, a diversão é garantida e a lição é bem dada.
Acesse o site e confira em detalhes tudo o que rola por lá.



Comentários